quarta-feira, 23 de julho de 2008

Passo a Passo de Como Receber Bem


Como tudo na gastronomia você tem que se concentrar em etapas, e pensar somente em uma de cada vez :

1. Decida o evento ( café, brunch, almoço, jantar, coquetel) e o local
2. Defina data e hora: não esqueça de sondar a disponibilidade de alguns ou de todo um grupo, conforme seu objetivo: familiar, de trabalho.
3. Lista de convidados
4. Tipo de serviço ;
5. O cardápio
6. A comida (quem vai preparar, ingredientes...)
7. A decoração, a mesa, o serviço, o espaço
8.Receba os convidados e sirva o Jantar.

1. Decida seu Evento

1.1 Café da manhã, déjeuner, desjejum: Geralmente acontece das 8:30 às 10:00 e é aconselhado para pessoas que você tenha mais intimidade, pois é um compromiso mais informal, dede o horário a vestimenta da anfitriã, anfitrião aos convidados.

1.2 Brunch: É um tipo de refeição de origem americana que combina café da manhã com almoço.
Usado tradicionalmente aos domingos quando toda a família se reune, entre 10 e 14 horas, mas sabemos que o brunch pode durar até o pôr do sol.
No menu, são servidos ítens do café da manhã Inglês como: ovos mexidos com bacon, cereais matinais, salada de frutas, salada de vegetais, panquecas com geléia , suco de frutas, chá e café e hoje também é servido o espumante e vinhos com grande frequência. Somados de tortas salgadas e doces, carnes frias, pães caseiros, biscoitos, bolos (coffeecakes), french toast (uma espécie de rabanada), patês e a terrines.
*Diferença de patê e terrine: O patê é pastoso, mais homogêneo. A terrine é assada e é fatiada. Terrina ou terrine é o nome em francês dado a uma vasilha funda, com tampa, refratária e geralmente de cerâmica. Os pratos preparados nessa vasilha levam o mesmo nome.

1.3 Almoço: O almoço é a refeição que normalmente é feita ao meio dia. Seu formato varia de acordo com seus convidados.


1.4 Chá da tarde, café da tarde ou lanche: É uma refeição composta por pequenas porções de alimentos, oferecidos no período da tarde - entre o almoço e o jantar.

1.5 Coquetel: Esta é uma modalidade e evento versátil, que cabe em diversas situações, festivas ou de negócios. Caracteriza-se principalmente pelo serviço volante de média duração(nunca mais de três horas), com convidados sendo atendidos, na maioria das vezes, de pé, visto que o objetivo do coquetel é que as pessoas circulem pelo evento participando de vários grupos.
Ou seja, o coquetel acontece sem os convidados estarem acomodados em mesas.
Este fato não deve, contudo, induzir a equívocos, atribuindo ao serviço uma informalidade imprópria ou indevida. Isto significa que o coquetel deve ter padrões de formalidade e de excelência impecáveis, à altura, por exemplo, de jantares e banquetes. Aliás, é bastante comum que refeições sejam precedidas de coquetéis. Na organização de um bom coquetel, deve-se oferecer ao cliente várias opções:

* Canapés quentes e frios, peças inteiras cortadas(cordeiro/rosbife, por exemplo)
* Estações(mesas) com determinadas iguarias: caviar, queijo brie com damasco, etc.
* Mini pâtisserie francesa (opção interessante, porém incompatível caso o coquetel preceda uma refeição)
* Petit fours (opção também incompatível caso o coquetel preceda uma refeição)

1.6 Jantar : Normalmente a última refeição do dia, geralmente marcado para começar entre 20h00 e 21h00, onde se começa com alguns petiscos leves. Os jantares comidos fora de casa, ou servidos a convidados ("jantares festivos"), podem durar até tarde, isso depende do seus convidados, do dia e do objetivo do seu jantar.

2. Defina data e hora: não esqueça de sondar a disponibilidade de alguns ou de todo um grupo, conforme seu objetivo: familiar, de trabalho.

3.Lista de convidados

3.1 Primeiro defina quantos convidados você vai ter.
Para quantas pessoas é o jantar ?2, 4, 8, 10, 15, 20, 25, 30, 35, …. Antes de tudo faça uma lista da seguinte forma :
Faça uma lista com os nomes dos convidados.
Ponderações:

a) Verifique se é um grupo onde a maioria se conhece
b) Evitar fazer uma reunião onde as pessoas não tenham algum tipo de afinidade
c) Sua lista é de familiares e amigos?
d) Evite juntar pessoas que tenham diferenças, evite conflito.
e) Seu evento é de trabalho?
f ) É um evento de retribuição?
g) Está homenageando alguém? Quem? Familiar, amigo, autoridade, trabalho.

Lembre-se faça seu checklist, escreva tudo que vai precisar essa será a sua cola.

4.Planeje o tipo de serviço:

Defina que tipo de serviço você vai usar. Note que alguns tipos de serviço podem ser feitos pelos anfitriãos e outros obrigam você a ter um ou mais garçons para o serviço :

Americana

O Serviço à Americana é o mais maleável de todos. Pode ser utilizado do café da manhã ao jantar, na forma de buffet, que é a característica fundamental deste serviço. O Serviço à Americana é o mais recomendável para encontros com muitas pessoas, pois ele facilita o serviço e deixa as pessoas mais à vontade

Francesa
Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.
Neste serviço devemos tomar precauções dobradas, nada pode dar errado... O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.

Inglês, ou jantar a inglesa
É feito necessariamente com garçons, e típico de restaurantes, onde garçom vem com o prato pronto e serve cada um dos convidados à mesa.

Buffet
Tudo fica em um lugar e as pessoas se levantam para se servir, e voltam à mesa.

*Uma alternativa bem prática e para quem não sabe cozinhar e não vai chamar um Buffet porque você pode comprar os aperitivos ( salgadinhos, queijos, pastas, etc… ) em uma boa padaria ou rotisserie. Você pode ainda encomendar o prato principal de alguém ou buscar uma receita que você saiba fazer. E a Sobremesa também pode ser encomendada. Então se você não é bom com cozinha, não arrisque, use a terceira opção pois você pode encomendar tudo e só se preocupar com a organização.


5. O Cardápio

Antes de mais nada volte a lista de convidados e pense se alguém sabidamente não come algo. Imagine você sevir carne para 24 pessoas e só na hora se lembrar daquela amiga vegetariana.
Uma boa saída se você não conhece bem os convidados é separar o prato principal em salada, carne e massa, ou salada, peixe e massa, ou salada, peixe e risoto. Combinações assim permitem que qualquer um esteja bem servido.
Só faça um jantar de prato único, tipo aquele lombo de porco que você cozinha tão bem, se conhecer os hábitos de todos os seus convidados.
Se o serviço for encomendado, você tem somente que pensar nos pratos de acordo com o que o fornecedor pode te oferecer.
Caso você vá cozinhar siga as dicas abaixo para o planejamento ( aqui não vou entrar nas receitas ) :
Faça uma lista com todos os pratos, a sequência e as quantidades.
Pegue a lista de ingredientes de cada prato e calcule quanto tem que comprar para cada receita.
Some tudo em uma única lista de compras. Mas não jogue fora a lista anterior ( por receita ) porque ela é útil na hora de preparar as receitas separando os ingredientes.
Calcule o tempo necessário para cada receita e imagine se é possível fazer tudo antes dos convidados chegarem.
Se algo for ser feito na hora, deixe todos os ingredientes limpos, cortados e prontos para serem usados, separados em recipientes de plástico, para agilizar o trabalho.
Se são amigos próximos você pode arriscar, mas não cozinhe novidades que você nunca fez se for convidar pessoas que tem menos relação de amizade.

Planeje a Recepção e a Mesa

Pegue novamente a lista de convidados e conte quantos lugares sentados você vai precisar.
Se tem mesas e cadeiras para todos ótimo. Se não tem, ALUGUE. Não deixe ninguem de pé ou mal sentado em um sofá ou cantinho da casa, isso acaba com qualquer jantar.
Se for alugar veifique se o espaço é suficiente. Lembre-se no início as pessoas ficam de pé e só depois sentam, então arrume espaço para todos sentados e todos em pé.
Faça a mesma conta para pratos, talheres, copos de cada tipo de bebida que você vai servir, guardanapos, louça para servir. Se faltar alugue.
Uma alternativa ao aluguel é pedir emprestado o que falta para amigos mais chegados.
Pense um minuto na circulação das pessoas. Se o Jantar é a Francesa, Inglesa ou Americano, você só tem que trazer a comida aos convidados já na mesa.
Mas se você quer fazer um Buffet pense se os seus convidados conseguem : Levantar da mesa, pegar os pratos e talheres, se servir dos pratos e voltar para a mesa, de uma maneira confortável no espaço que você tem.

6.Preparar a comida

Com a mesa pronta fica mais fácil pensar na comida. Se você contratou tudo, só tem que se planejar para buscar ou esperar para receber o que comprou.

Se você vai cozinhar tem que se preparar um pouco mais. Assim preparei dicas gerais para os dois casos :

Se for comida pronta, saiba o que vai precisar além da comida, como bandejas, sopeiras, travessas, talheres para servir, e deixe tudo arrumado esperando chegarem os pratos.
Verifique se vai precisar aquecer algo na panela ou no forno. Isso tem que ser feito antes de servir a comida.
Se for cozinhar separe todos os ingredientes lavados e preparados em recipientes de plástico com antecedência para só pensar em cozinhar.
Tenha a receita a mão para tirar dúvidas.
Se puder cozinhar algo que fica pronto esperando os convidados é mais fácil, mas se for algo como risoto, planeje quando vai sair para a cozinha e como vai voltar com os pratos.
Lembre-se que você tem que se arrumar, assim planeje que horas vai fazer isso.
Planeje para estar pronto e livre para seus convidados na hora marcada.
Se for cozinhar ou esquentar comida pronta, tenha um TIMER para que a comida não queime enquanto você está conversando.
Para os casados, o melhor conselho é, um vai pra cozinha, o outro recebe os convidados. Os dois se encontram na mesa.



7. Decoração - Prepara a mesa para seus convidados

Muito bem, você planejou tudo direitinho, comprou tudo, ou ingredientes para cozinhar ou comida pronta. Agora antes dos convidados chegarem você tem que preparar a mesa e a comida.

Na verdade você só tem que seguir o planejamento, mas para que tudo corra bem seguem algumas dicas :

Prepare as mesas com antecedência. Ao contrário da comida, a mesa pode ficar lá prontinha por horas.
Preparar as mesas significa colocar toalhas, guardanapos, copos, talheres, talheres para servir, garrafas de Vinho, abridores, “cooler” se for usar, e tudo mais que for necessário e que tem que estar a mão na hora do jantar.
Com a mesa arrumada, verifique as toalhas, copos, pratos e talheres, para ver se falta algo ou se algo está sujo, quebrado ou feio. Se tiver duvida, troque.
Lembre que as bebidas devem estar geladas, coloque na geladeira pelo menos duas horas antes do jantar. Coloque uma ou mais Jarras com água na mesa.
Flores e Velas são sempre bem vidas mas sempre sem cheiro
Não se esqueça dos copos para água.
Não se esqueça das taças para Vinho Tinto e Vinho Branco, dos copos para cerveja, e dos copos para refrigerante
Se você não souber o que cada um realmente vai beber : arrume todos os copos em um aparador ou mesa a parte, distribua quando estiver servindo os aperitivos e primeiras bebidas aos convidados, deixe eles levarem os copos a mesa.
Se não tiver taças NÃO sirva vinho. Se o orçamento está apertado existem ótimas taças de vidro para vinho.
Não use nada de plástico a não ser que seja um aniversário de criança ou um churrasco com amigos muito chegados.
Verifique os banheiros, deixando papéis, sabonetes e toalhas extras a vontade.

Como última dica, se quiser organizar uma mesa única muito grande, o melhor é marcar os lugares com os nomes dos convidados organizados por afinidade. Faça algo bonito no computador com o nome de cada um.

Preparar a comida

Com a mesa pronta fica mais fácil pensar na comida. Se você contratou tudo, só tem que se planejar para buscar ou esperar para receber o que comprou.

Se você vai cozinhar tem que se preparar um pouco mais. Assim preparei dicas gerais para os dois casos :

Se for comida pronta, saiba o que vai precisar além da comida, como bandejas, sopeiras, travessas, talheres para servir, e deixe tudo arrumado esperando chegarem os pratos.Verifique se vai precisar aquecer algo na panela ou no forno. Isso tem que ser feito antes de servir a comida.
Se for cozinhar separe todos os ingredientes lavados e preparados em recipientes de plástico com antecedência para só pensar em cozinhar.
Tenha a receita a mão para tirar dúvidas.
Se puder cozinhar algo que fica pronto esperando os convidados é mais fácil, mas se for algo como risoto, planeje quando vai sair para a cozinha e como vai voltar com os pratos.
Lembre-se que você tem que se arrumar, assim planeje que horas vai fazer isso.
Planeje para estar pronto e livre para seus convidados na hora marcada.
Se for cozinhar ou esquentar comida pronta, tenha um TIMER para que a comida não queime enquanto você está conversando.
Para os casados, o melhor conselho é, um vai pra cozinha, o outro recebe os convidados. Os dois se encontram na mesa.

Para quantificar as bebidas:

Primeiramente lembre-se da água, se você não tem filtro, terá que comprar garrafas de água mineral de 2 litros. Calcule dividindo o número de pessoas que tomam vinho e refrigerante por 4. A água é indispensável e é uma bebida de segurança.
Cada garrafa de vinho serve de 2 pessoas, calcule a quantidade de garrafas dividindo o número de pessoas por 2 e adicione uma garrafa de segurança.
Cada pessoa consome 3 latas de cerveja, calcule a quantidade de latas multiplicando o número de pessoas por 3 e adicione 4 latas de cerveja por segurança.
Cada garrafa de refrigerante (2 litros) serve 4 pessoas, divida a quantidade de pessoas por 4 e adcione uma garrafa de 2 litros por segurança.


Receba os convidados

Pense um minuto na sequência natural, para ver se falta algo, inclusive tempo, e na hora de receber siga esta sequência simples :

Os convidados chegam aos poucos, você recebe conversa um pouco e vai receber outras pessoas.
Os convidados ficam de pé ou sentados conversando por um tempo
Você vai perguntando o que eles querem beber, serve as bebidas.
Se tiver aperitivos você os serve.
Esta recepção dura entre 30 minutos e uma horae meia.
Algum tempo depois, dependendo do seu horário, você chama todos a mesa.
Você inicia o serviço escolhido na sequência escolhida.
Ao final você serve a sobremesa e se quiser alguma bebida de aperitivo. Neste caso dê uma olhada no artigo “Dicas para você preparar seu Jantar com um bom Vinho“.

As pessoas continuam a conversa até que cada um decide ir embora, também não todos ao mesmo tempo, e você levanta para se despedir de cada um e os leva até a porta.

Saiba o que fazer, ou o que não fazer, na hora do Jantar

Está tudo conforme o planejado, os convidados já chegaram, os convidados estão na mesa, agora relaxe e aproveite. Bom, não relaxe tanto, foi você que os convidou, então evite cometer alguns erros muito comuns na hora do jantar :

Fique de olho se todos tem bebida, e se não falta nada. Mesmo que você tenha garçons, a responsabilidade é sua.
Tente dar atenção equilibrada a todos, em particular na primeira hora quando todos vão chegando. Evite assuntos controversos se não são amigos próximos.
Observe as pessoas durante todo o evento, se alguém tiver algum problema, é você que tem que levantar discretamente a ir ajudar.
Não beba demais, você deve ser a pessoa mais sóbria da mesa, seja lá o que isso significar no seu grupo de convidados.Se alguém pedir um toilette, indique um longe o suficiente da sala de jantar.
Quando alguém for embora, vá até a porta e se despeça.
Lembre-se : Errar é humano, mas se prontifique a corrigir, e relaxe.

Receber não significa gastar muito, criatividade, bom senso e muito carinho, com esses temperos com certeza você receberá muitos elogios no dia seguinte.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Andréa Varjão - Personal Gourmet Ethynya - Delicias do Mundo em Casa - Consultoria e Promoção de Eventos em Gastronomia (61)8532-8523 andreavarjao@hotmail.com